segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O CONHECIMENTO DO CAMPO SEMÂNTICO APLICADO NO ÂMBITO ECONÔMICO

Business Intuition foi um dos eventos mais importantes de 2004 no panorama econômico mundial se considerarmos interesse, valor e oportunidade em relação a um tema de difícil confronto. Realizado de 28 de outubro a 2 de novembro, em Riga, este congresso promovido pela FOIL deu fundamento científico ao argumento da intuição.

“A escola ontopsicológica descobriu que existe uma intuição clara, distinta e infalível, porque colhe quando a arquitetura da mente está formalizando e, portanto, pode variar ou obter os efeitos que pretende” expôs Antonio Meneghetti, em uma de suas intervenções. “Uma ciência como a Ontopsicologia fez três descobertas, e a inteligência econômica começa a usá-las no próprio campo”. Na capital da Letônia, Meneghetti dedicou uma conferência do congresso para cada uma dessas descobertas.

“Em um problema, não basta analisar os extremos ou as posições dos fatos, das coisas, das cifras, das estatísticas, de tudo o que é a configuração do contexto e dos particulares”, mas também é preciso observar aquilo que não aparece, “que não possui identidade histórica, mas que existe como identidade operativa”, explicou Meneghetti, introduzindo o conceito do campo semântico.



O conhecimento do campo semântico, aplicado no âmbito econômico, é um instrumento basilar de análise das variáveis que operam em um contexto. Durante o congresso, Meneghetti o definiu como “uma transdução informática sem deslocamento de energia. São passagens informáticas que o organismo, a biologia, reconhece e ativa. O campo semântico é uma realidade através da qual a natureza providencialmente mantém as suas criaturas juntas. Através dele, de fato, o mundo da vida mantém a compatibilidade ou a incompatibilidade entre uma coisa e outra”.

Quando duas pessoas se encontram, estabelece-se imediatamente uma “transrecepção”, uma troca de informações. “Cada organismo, de fato, é emissor e receptor: é radar, no bem e no mal. É ‘bem’ se daquele campo semântico adquire-se vitalidade; é ‘mal’ se, daquela presença, se introjeta diminuição, ‘negatividade’, ou diminuição de vida.” Portanto, para a Ontopsicologia, a informação do campo semântico em si é neutra, configurando-se como positiva ou negativa de acordo com os efeitos que produz no receptor.

O campo semântico consente uma chave de leitura a mais sobre muitos fenômenos. E a grande novidade científica do Ontopsicologia foi tê-lo compreendido e descrito de modo técnico. Através da metodologia ontopsicológica, esse conhecimento torna-se instrumento essencial para o operador de economia, de política, de sociedade, de ciência.

A conferência Campo Semântico: individuação e estratégia. Interferência sobre o operador, de onde foram retirados os trechos utilizados no texto acima, encontra-se publicada nos Atos do Congresso Business Intuition 2004. São Paulo: FOIL, 2007. pp.49-62.

Para mais informações sobre o argumento do campo semântico aplicado no âmbito econômico, indica-se também o texto de Meneghetti Campo Semântico, presente no livro Personalidade Empresarial. São Paulo: FOIL, 2004. pp. 75-89.

Nenhum comentário:

Postar um comentário