terça-feira, 30 de março de 2010

CAMPO SEMÂNTICO, PRIMEIRA DESCOBERTA DA ONTOPSICOLOGIA

O campo semântico é uma das três descobertas da Ontopsicologia. Foi a primeira delas e, a partir desta base, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti descobriu as outras duas (Em Si ôntico e monitor de deflexão).

Meneghetti descobriu que as pessoas emanam endereços. Esse feixe de pulsões, ou de intencionalidades (o impulso da fome, da sede, da segurança, do rigidismo, dos fatos de simpatia, antipatia, desejo, aspiração, agressividade, amor, sexo, constelações psíquicas, escopo etc.), possui uma sua rede e uma estratégia. Tratava-se de entender tal estratégia.

Que as pessoas emanassem endereços era um argumento já tratado, a novidade consistiu em individuar um método científico para entender esses endereços, de onde se originam, que direção possuem e por que produzem determinados efeitos.

Na sua pesquisa, durante dez anos de intensa atividade clínica na década de 70, Meneghetti seguiu todas as pulsões que interceptava quando estava diante do cliente e chegou, através de repetidas hipóteses com resultado idêntico, à descoberta formal do Em Si ôntico. A pesquisa foi feita em cada individual direção. O instrumento que o levou a isto foi o campo semântico, que cronologicamente foi a primeira das três descobertas. A mais importante permanece o Em Si ôntico.

Em âmbito psicológico, já se conhecia algo de similar que se chamava outside, isto é, “que está na parte fora”, o “fora de ti”. Na avançada psicologia científica, já se tinha conhecimento do fato que um sujeito calmo e bom podia ser operativo de desgraça e de desordens no contexto a ele próximo – hospital, convento, amigos etc. – isto é, que existia a possibilidade de ativar outros permanecendo imune.

A percepção do campo semântico é uma experiência cotidiana e natural, própria de cada vivente e variável. É uma percepção de base biológica.

Afinando o conhecimento dessas interações do corpo, ou retransmissões de base, se entra na experiência comum da interatividade do campo semântico.

Antonio Meneghetti enquadrou esse fenômeno por como agia, o analisou detalhadamente criando um método científico para individuar o ponto de aplicação, a direção, o sentido e os efeitos que produz. Chamou esse fenômeno de “campo semântico”, exatamente sobre a homologação dos campos magnéticos, dos campos energéticos.

Em 6 de março de 1979, a Sociedade Interamericana de Psicologia incluiu a apresentação do Prof. Meneghetti “Os campos semânticos” no XVII Congresso Interamericano de Psicologia. Nesta ocasião, o Secretário Geral do evento, Prof. Gerardo Marin, escrevendo ao Prof. Meneghetti, expressou “tal trabalho foi julgado de grande importância científica e estamos honrados que o senhor tenha decidido de ilustrá-lo no nosso congresso em Lima, Peru”.

Desde então o Meneghetti continuou a apresentar, escrever e explicar essa descoberta em congressos, convenções, publicações, revistas especializadas, seminários etc. O campo semântico (junto às outras duas descobertas da Ontopsicologia, Em Si ôntico e monitor de deflexão) é hoje matéria de ensino em diversas universidades do mundo.

Para estudos sobre o campo semântico, indica-se o tratado de Antonio Meneghetti sobre este argumento: Campo Semântico. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário